O famoso Taijiquan

taijitu

Nĭ Hăo!

Já fazem algumas semanas que a minha mãe foi participar de uma aula experimental de Tai Chi e voltou pra casa com um texto falando sobre a famosa arte marcial chinesa. Claro que eu não podia deixar de compartilhar com vocês e apesar de ter enrolado um pouco para traduzi-lo, finalmente consegui disponibilizá-lo:

“Taijiquan (Tai Chi Chuan) é uma arte marcial chinesa interna. É considerada uma arte marcial de estilo suave aplicada com o mais profundo e suave relaxamento sobre os músculos. Dessa forma é possível distingui-la da teoria e aplicação de outras artes marciais mais pesadas que usam muita tensão nos músculos. As variações das formas do treinamento básico de Taijiquan são bem conhecidas como as rotinas em câmera lenta. O trabalho lento e repetitivo envolvido no processo do aprendizado gera uma influência positiva atuante na circulação interna: respiração, calor corporal, sangue, peristaltismo, linfa, etc. Taiji também aumenta os aspectos da função do sistema imunológico de forma muito significativa e tem sido utilizado na redução da ansiedade, da depressão e das perturbações de humor em geral. É frequentemente promovida e praticada como uma terapia para fins de saúde e longevidade.

O nome Taijiquan é derivado do símbolo de Taiji, conhecido no Ocidente como o diagrama “Yin-Yang”. É, portanto, dita na literatura preservada das escolas mais antigas, como o estudo dos princípios Yin (receptivo) e Yang (ativos), usando a terminologia encontrada nos clássicos chineses, especialmente no Livro das Mutações. Cada movimento da Taijiquan é baseado em círculos, como a forma do símbolo de Taiji. Por isso, é chamado Taijiquan.

O treinamento físico da Taijiquan é caracterizado pelo uso de alavancagem através das articulações com base na coordenação e no relaxamento em vez de tensão muscular, de modo a neutralizar ou iniciar ataques físicos. Laozi forneceu o arquétipo para isso no Tao Te Ching, quando escreveu: “O macio e maleável vai derrotar o duro e forte”. O treinamento envolve aprender rotinas de solo, conhecidas como “empurrando as mãos”. Além disso, alguns estilos tradicionais de Tai Chi envolvem armas na prática. Por exemplo, o treinamento com armas e aplicações de esgrima que empregam a Jian; heavier curved saber; broadsword; folding fan; wooden staff (Gun); spear e lance. Mais exótico ou grande sabre; halberd, cane, rope-dart, three sectional staff, lasso, whip, chain whip e steel whip.

Taiji se tornou muito popular nos últimos vinte anos seja em hospitais, clinicas, comunidades ou centros de idosos que apostam na prática dessa arte marcial por todo o mundo. Com a popularidade do Taiji, novas formas de competições foram desenvolvidas sendo concluídas dentro de um limite de tempo de seis minutos. No final de 1980, o Comitê Chinês de Esportes padronizou muitas formas de diferentes competências. As formas combinadas são as 42 formas ou simplesmente a Forma de competição.

Essas versões modernas de Taijiquan, desde então, tornaram-se integrantes da concorrência internacional do Wushu e tem sido destaque em vários filmes populares chineses estrelado ou coreografado por concorrentes bem conhecidos do Wushu, tais como Jet Li e Dannie Yen.”

Pra quem não conhece o Taijiquan, achei esse vídeo bem legal que mostra como funciona esse arte marcial:

Espero que tenham gostado! Zài Jiàn ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s