Yonghegong Lama Temple: um templo de paz e harmonia

IMG_1532

Já fui duas vezes ao Lama Temple e não preciso nem dizer que durante a semana é menos cheio né? E é claro que isso vale pra qualquer ponto turístico hahaha. Em ambas às vezes fui após o almoço e saltei na estação Yonghgong Lama Temple, que faz interseção entre as linhas 2 e 5. Como o Templo do Confúcio é bem próximo e menor, vale a pena dar uma passada lá antes de ir ao Lama Temple. A entrada custa 25 yuans (≈ R$12,60) e se for entre novembro e março, você pode visitá-lo das nove da manhã até às quatro da tarde. Caso você vá entre abril e outubro, ganha mais um tempinho, já que o templo fecha meia hora mais tarde.

IMG_1536

Na primeira ida recebi um ticket normal de papel e nessa segunda ida me deram um envelope com o ticket e um mini CD. Assim que cheguei em casa fui dar uma olhada no vídeo que possui menos de cinco minutos e obviamente fala sobre o templo, o problema é que o áudio está em chinês. Até ai tudo bem, logo no inicio encontrei as legendas em inglês e fui tomando notas. Foi só chegar a melhor parte, quando os monges são entrevistados, e cadê a legenda? Pois é, parece que só quem fala chinês pode ter acesso hahaha.

IMG_1553 IMG_1540 IMG_1543

O Yonghegong Lama Temple é o maior templo budista tibetano em Pequim e foi construído em 1694 como a residência do príncipe Yong da Dinastia Qing. Ao chegar ao trono como imperador, deixou sua antiga residência como um palácio de habitação temporária (1725) chamada “Yonghegong”, que significa palácio de harmonia e paz. Em 1744, o seu sucessor Qianlong transformou o local em um Lama Temple. O esquema de construção do templo incorpora os estilos Chinês, Mongólico, Tibetano e da Manchúria.

IMG_1549

Em cada sala, muitas estátuas de Buda estão consagradas como presentes oferecidos ao imperador Qian Long, assim como relíquias e fotos de Tangka. Desde a fundação da República Popular da China, o governo preocupa-se muito com o templo e atribui muito dinheiro para renová-lo, por isso Chefes de Estado vem inspecioná-lo. Em 1961, ele foi considerado um lugar histórico sob a proteção do Estado e sobreviveu dez anos turbulentos da Revolução Cultural 1955-1976, sendo reaberto ao público em 1981.

IMG_1539

Acho que o único trecho onde não é permitido tirar foto é o Falun Hall, que foi construído no nono ano do reinado do imperador Qing Qianlong (1744) e serve como um local para rituais budistas. No centro do salão ergue-se a estátua de Tsongkhapa, fundador do Gelung Sect of Tibetan Buddhism e os afrescos nas paredes laterais retratam a vida de Shakyamuni. Como um templo budista tibetano, as principais atividades estão divididas em duas partes: sutras são entoados pela manhã e nos 1º, 8º, 15º e 30º dias do ano lunar; a outra trata-se das cerimônias budistas tibetanas.

IMG_1554

O nome desse cilindro é zhong e para os chineses, o simples toque no mesmo pode trazer-lhe boa sorte.

IMG_1567

O Maitreya Buddha localizado no Wanfu Pavilion possui 18 metros de altura e foi esculpido em um pedaço de sândalo branco. A estátua é uma das três obras de arte do templo que foram incluídas no Guinness Book of Records em 1990.

IMG_1570

O Lama Temple é, particularmente, um dos templos mais bonitos que eu já fui aqui em Beijing, assim como o Templo de Confúcio e o Templo do Céu, do qual falarei em um próximo post. O legal é que eles disponibilizam uma caixinha com incensos que você pode acender em vários pontos do templo e você pode retirá-la antes de passar pelo primeiro salão. Já vou adiantando às meninas: não lavem seu cabelo antes de ir ao templo, você vai sair de lá com ele cheirando a fumaça hahaha. O mesmo serve para as roupas, que ficam com o mesmo cheiro. Para quem não se incomoda com esse pequeno detalhe, não vai ter o que reclamar desse templo lindíssimo! Zài jiàn ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s