O Templo de Confúcio e o Colégio Imperial

IMG_1465

Confucian Temple

Na semana passada fui pela primeira vez ao Templo de Confúcio em Beijing e só posso dizer que é um dos lugares mais bonitos que já fui até agora. Não é todo coberto de ouro e não é absurdamente grande, mas é bastante arborizado e aconchegante. O templo possui 22 mil metros quadrados e é vizinho do Imperial College, seguindo a convenção de que o Templo deve ficar à esquerda e o colégio à direita.

IMG_1490

Confucian Temple

Confúcio foi um pensador e educador famoso na China antiga. Sendo conhecido como o fundador do confucionismo, era reverenciado como “O Sábio” e “O professor para todas as idades”. Esteve na lista das “Dez Celebridades Culturais” concedida pela UNESCO. Como educador, suas instruções envolviam política, literatura, história e arte. Entre mais de 3.000 discípulos de Confúcio, 72 eram seguidores firmes, praticantes e defensores ativos do confucionismo.

IMG_1471

Confucian Temple

O nome original do templo é Guo Zi Jian e sua construção foi iniciada em 1302 e encerrada em 1306. Os imperadores das dinastias Yuan, Ming e Qing iam para o templo para adorar Confúcio. Como tesouro nacional, o território foi reformado e em junho de 2008 foi formalmente aberto ao público. Trata-se de um dos principais locais de relíquias culturais e é de grande interesse do governo preservá-lo como forma de promoção da cultura tradicional chinesa, além de levar adiante a herança espiritual dos antigos sábios.

IMG_1523

Confucian Temple

Um dos pátios possui 198 estruturas de cimento com inscrições de mais de 50 mil nomes dos candidatos do Jin Shi, o último exame de serviço civil na Dinastia Qing. Os nomes foram selecionados através de um concurso público, pois a Dinastia estava em declínio a partir do reinado de Daoguang (1821-1850), com o último exame realizado em 1904. Como o governo estava em grande dificuldade financeira, o Jin Shi ocorreu para arrecadar fundos. Até hoje muitos descendentes dos candidatos vêm até o templo a procura do nome de seus antepassados.

IMG_1481

Confucian Temple

 

O primeiro imperador a oferecer sacrifícios a Confúcio foi Liu Bang, o fundador da dinastia Han. A cerimônia concentra-se nos elogios às realizações de Confúcio. Nas dinastias Yuan, Ming e Qing, a cerimônia era presidida pelo imperador. Se ele não pudesse estar presente, seu filho, príncipes ou ministros agiam em seu nome. No período republicano, os sacrifícios foram oferecidos pelo presidente Yuan Shikai e pelo primeiro-ministro Pan Fu, entre outros.

IMG_1506

Confucian Temple Store

Essas bolsinhas estão disponíveis na loja do templo e a vendedora nos entregou um papel nos explicando o significado das cores: o amarelo é a cor imperial e representa um bom futuro; e o vermelho a cor tradicional e representa a felicidade. Cada uma possui uma moeda antiga dentro como forma de desejar riqueza e fortuna, além de serem vistas como um objeto bem particular aqui na China.

IMG_1500

Confucian Temple

Com mais de 700 anos de idade, essa cipreste foi plantada pelo presidente da Imperial College durante a dinastia Yuan (1206-1368). Uma vez, Yan Song, um ministro perverso na Dinastia Ming chegou a oferecer sacrifícios a Confúcio em nome do imperador. Quando passou pelo cipreste, veio um vento forte e um galho teria sido impulsionado pelo vento, arrancando o chapéu do homem. Assim foi dito que a árvore tem a capacidade de distinguir os perversos dos leais.

IMG_1497

Confucian Temple

No fundo do templo, eles fazem apresentações chinesas com duração de quinze minutos. Quando chegamos já havia ocorrido e ficamos sem ver, mas encontramos algumas bailarinas andando para lá e para cá hahaha. Os horários das apresentações são: 10:00 – 10:15, 11:00 – 11:15, 14:00 – 14:15, 15:00 – 15:15 e 16:00 – 16:15.

IMG_1492

Confucian Temple

Confúcio fazia esse sinal com as mãos à frente do peito representando a paciência. Por ser professor, além de precisar dessa virtude em sua profissão, ele sabia que era algo muito importante na vida das pessoas.

IMG_1508

Confucian Temple

Pedimos para tirar foto dos artistas que estavam desenhando o templo e uma a moça brincou dizendo que teríamos que pagar 10 yuans rs.

IMG_1888

Imperial College

Ao lado do templo, mas não menos importante está o Imperial College que foi fundado em 1287. Possuindo uma área de 28 mil metros quadrados, foi indicado como uma relíquia cultural protegida pelo Estado.

IMG_1893

Imperial College

IMG_1900

Imperial College

O ingresso custa 30 yuans (≈ R$15,45) e permite que você tenha acesso tanto ao Confucian Temple quanto ao Imperial College, que abrem as 8:30 e fecham as 17:00 ou 18:00, dependendo da época do ano. Não contratei um guia e nem aluguei o áudio explicativo, todas as informações que passei para vocês encontrei nas placas espalhadas pelo templo que estão em chinês e inglês. Espero que tenha conseguido transmitir através das fotos o quanto o lugar é encantador hahaha. Zài jiàn ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s