O dia em que quase paramos na delegacia

Depois da noite da última quinta-feira (05/03), já podíamos imaginar a manchete dos jornais na China: Quadrilha de estrangeiros é presa após soltar lanternas em um parque de Changping. Tudo começou quando encontramos Maria, uma amiga argentina, que nos disse que haveria uma celebração do Lantern Festival em uma praça perto de onde moramos. Ela nos explicou que os chineses lançavam lanternas flutuantes com desejos para o ano que acabara de iniciar e logo pensando no filme Enrolados, fomos correndo comprar as nossas lanternas.

Por morar em um local com muitos estrangeiros, encontramos como vários conhecidos no caminho para o parque e fomos levando todos conosco. No final já éramos 15 pessoas do Brasil, Argentina, México, Grécia, Equador, Polônia e Cingapura. Vimos fogos de artifício de vários pontos diferentes e assim percebemos que realmente era uma data importante.

IMG_0844Quando chegamos ao parque, não havia nada acontecendo e as únicas pessoas por perto eram idosos se exercitando ou crianças brincando. Perguntamos a um homem que parecia ser um segurança e ele não soube nos informar se era permitido soltar as lanternas. Fomos montando a estrutura e quando olhamos em volta, vários chineses estavam tirando foto e se aproximando para ver o que estava acontecendo.

IMG_0842

Começamos a acendê-las com os nossos desejos e quando fomos preparar a terceira lanterna, dois homens vieram correndo na nossa direção. Vimos que um deles era policial e gritava em chinês, mas claro que não entendemos nada. A nossa sorte foi que o nosso amigo de Cingapura fala chinês e nos traduziu: ‘Se vocês soltarem mais uma lanterna, todos vão ser presos’. A única coisa que podíamos fazer era guardar as lanternas que sobraram e sair de fininho hahaha.

IMG_0848

Depois da situação fui pesquisar um pouco mais e descobri que o Festival das Lanternas ocorre no 15º dia do ano novo chinês (primeira lua cheia), ou seja, no ultimo dia do Spring Festival¹. A partir dessa data, todas as decorações são retiradas das ruas. No dia seguinte, quando abri o aplicativo Snapchat, vi que havia uma grande comemoração desse festival em Taiwan, onde foi permitido que as pessoas lançassem várias lanternas flutuantes. E essa foi a nossa experiência de quase prisão na China haha. Zài Jiàn!

¹O Spring Festival comemora o inicio do ano chinês.

Anúncios
Publicado em: Ops

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s