Harbin, parte IV: Boulevard, Igreja de Santa Sofia e Rio congelado

Como tínhamos apenas um fim de semana em Harbin, é de se imaginar que seria um pouco corrido já que precisávamos conhecer o máximo possível em um curto período. O sábado com certeza foi o dia mais agitado! Já havíamos ido ao Boulevard na sexta e não foi diferente nos outros dois dias. Não tem mistério: é uma avenida apenas para pedestres e é voltada para o turismo. Encontramos esculturas de gelo do inicio ao fim da rua e a noite elas ficam iluminadas e coloridas. Foi em uma das lojas que encontramos a Matrioska e mesmo tratando-se de uma zona turística, o preço estava mais em conta que o parque do dia anterior e pagamos 120 yuans (≈ R$ 40) na de 10 peças. Não pense que era esse o preço que estava exposto! Ainda não explicamos como funcionam as compras aqui na China, mas já vou adiantando: o segredo está em saber pechinchar.

IMG_8479

O café da manhã foi em um café chamado Magodo’s e recorremos à ele por achar que seria mais barato que a Starbucks, claro que no final chegou a sair mais caro (em compensação estava tudo maravilhoso). Seguimos as instruções de um amigo que já havia ido a Harbin e encontramos os insetos que vocês tanto perguntam. Ninguém teve coragem de comer e nem perguntamos, mas já vou avisando que rolou um acordo de que experimentaríamos em Beijing, o negócio é esperar.

IMG_8482

Mesmo sem ter o endereço, não foi difícil acha a Igreja de Santa Sofia por que além de ser bem perto do Boulevard, conseguimos pegar as indicações com a vendedora das bonecas (Graças a Deus ela falava inglês rs). Já vou avisando que se você espera encontrar uma igreja com um altar, muito ouro e velas para suas orações pessoais, você vai se decepcionar. A estrutura dela é linda, a influência russa é evidente e realmente se parece com uma igreja. O problema é que não foi feito nenhum trabalho de restauração no interior da construção e o lugar foi transformado em uma exposição com fotos contando a história de Harbin. De qualquer jeito, não acho que a visita deva ser dispensada, além de não ser uma atração cara: a inteira sai a 20 yuans (≈ R$ 6,70). Encontramos uma noiva chinesa no pátio e até agora não sei como ela conseguiu tirar fotos com aquele vestido, já que a temperatura estava por volta de -15 ºC.

IMG_8393

IMG_8389  IMG_8394 IMG_8409

Saindo da igreja, seguimos por uma avenida paralela ao Boulevard e chegamos ao rio congelado! A entrada é gratuita e as atrações são pagas, mas muitas delas eram as mesmas que o parque com esculturas de neve, então vale separar as atividades pra não ficar repetindo: cavalos, jipe, bicicleta, escorrega com trenó/boia… Não havia cachorros lá, mas encontramos raposas e o cara até deixou mexermos nelas, mas foto? Só pagando! O lugar também possuía casinhas com noodles e bebidas quentes, mas o difícil era chegar até elas por que algumas partes eram puro gelo e não havia neve por cima, o que tornava a superfície bem escorregadia. Sobre o banheiro… VÁ ANTES DE CHEGAR AO RIO! Claro que não sei qual o estado do masculino, mas o feminino estava impossível. Era absurdo! Claro que não dava pra tirar foto, mas imaginem um quadrado de gelo a céu aberto com quatro buracos sem cortina, sem porta, sem nada. É isso mesmo, quatro buracos onde você fazia suas necessidades com todo mundo olhando. Além disso, em volta dos buracos tava muito sujo de tudo. Juro que foi o pior banheiro que já vi, claro que dei meia volta e fui embora, não tinha condições!

IMG_8421

IMG_8413Ficamos um bom tempo lá e depois almoçamos no Pizza Hut, que é mais bem mais barato que o do Brasil e não é difícil se virar com o inglês do garçom (não são todos que falam inglês). Pra fechar o dia fomos ao Parque com esculturas em gelo, mas isso fica para o próximo e ultimo post sobre Harbin. Yí huìr jiàn!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s